Jornadas

Boas Vindas

 

Questões fundamentais sobre o momento e a forma de nascer são ofuscadas pela exploração da gravidez e do parto como um negócio. Uma infinidade de ofertas fortalecem a cultura do consumo em vez de valorizar o nascimento como ritual de passagem, saúde e afeto.

Quem decide como será o parto? O que deve ser tido em conta na hora do parto? Quais os riscos e benefícios das diferentes formas de nascer?

Dúvidas como essas estão presentes tanto para as gestantes/familía, como para os profissionais durante toda a gestação, e, se resolvidas, podem prevenir riscos e traumas físicos e emocionais às mulheres e recém-nascidos.

A hospitalização do parto, levou a que o mesmo fosse considerado um evento médico-cirúrgico. No entanto, muitas mulheres demonstram o desejo de lidar com este momento de uma forma mais altruísta, com poucas interferências, de «estar no controlo», de ter escolhas, de ser encorajada a confiar em si e no seu corpo. Sem dúvida que é impossível prever o decorrer de cada nascimento: cada mulher é única e cada parto é vivenciado de forma única e diversos fatores podem influenciar o casal grávido. Neste sentido, o acompanhamento pelo profissional de saúde durante a gravidez, trabalho de parto e parto deve ser feito com transparência, segurança e respeito à individualidade de cada gestante.

Procuramos, que nestas  II Jornadas de Enfermagem de Saúde Materna, organizadas pelo Serviço de Obstetrícia do Hospital de Vila Franca de Xira, e que decorrão nos dias 27 e 28 de Outubro, no Auditório do Centro Reynaldo dos Santos no Hospital de Vila Franca de Xira, sejam debatidos as diferentes formas de “fazer nascer” numa perspectiva multidimensional, abordando temas controversos e perpectivas atuais, constatando evidências que nos permitam refletir e chegar a conclusões mais satisfatórias sobre o cuidar especializado à mulher/casal em trabalho de parto e parto. Dando enfâse ao nosso objetivo, escolhemos como tema para estas Jornadas «Saber para melhor nascer».

Os principais destinatários serão Estudantes de enfermagem, Enfermeiros, Médicos e outros Profissionais interessados na área de Obstetrícia.

 

Contamos consigo.
A comissão organizadora