Os preletores

VICTOR VARELA

Tema: Bem nascer nos dias d' hoje

 Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, desde 1989, já desempenhou funções na Maternidade Alfredo da Costa, e já foi enfermeiro chefe do serviço de Medicina Materno-fetal  e da Sala de Partos do Hospital Garcia de Orta e já foi enfermeiro chefe da Sala de Partos dos Hospital S. Bernardo (Setúbal). De momento chefia a Unidade de cuidados especiais Neonatais do Hospital São Bernardo (Setúbal). Mestre em Comportamento Organizacional, pelo ISPA, Lisboa; Doutorando de Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE (Lisboa). Já foi presidente da APEO - Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras, já foi membro da Direção da Conferederação Internacional de Parteiras em representação da região sul da Europa e actualmente preside a Mesa do Colégio da Especialidade de Saúde Materna e Obstetrica da Ordem dos Enfermeiros Portugueses.

-------------------------------------------------------------------------------

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PELOS DIREITOS DA MULHER NA GRAVIDEZ E PARTO(APDMGP)

A Associação tem como fim a defesa dos direitos das mulheres durante a gravidez e parto através da promoção do respeito pelos direitos humanos. Acredita que todas as mulheres merecem ser tratadas com respeito nos serviços de saúde materna em Portugal e que a sua dignidade, autonomia, privacidade e igualdade são inalienáveis. O seu objetivo não é influenciar as pessoas para nenhuma filosofia em particular. É, sim, apoiá-las para que possam fazer escolhas verdadeiramente informadas, e encontrar profissionais de saúde que as apoiem nessas escolhas. O seu trabalho parte da auscultação das necessidades das mães e pais relativamente ao acompanhamento da gravidez e parto. Acreditão na importância fundamental de se aceitar e valorizar várias vivências e perspectivas sobre as questões da gravidez e do parto. O que é um parto humanizado para uma mulher pode não o ser para outra. Que as escolhas das mulheres reflitam a sua consciência e empoderamento, e não o medo ou qualquer forma de pressão, culpabilização ou desinformação.

A Associação obriga-se, através da sua intervenção, a: promover um modelo de serviços maternos centrados na mulher, junto de todas as entidades nacionais e junto do público em geral, através de inquéritos, workshops, conferências, acções de formação, publicações e campanhas; dar apoio independente e informação sobre as escolhas das mulheres; proteger os direitos das mulheres durante a gravidez e parto; criar uma plataforma de visibilidade para as últimas evidências no que diz respeito à gravidez e parto; promover o diálogo e cooperação entre as parturientes e os profissionais de saúde na área da ginecologia e obstetrícia; apoiar as mulheres nas suas opções de parto, sejam estas quais forem.

SARA DO VALE com o tema: Parir - respeito e responsabilildade

Licenciada em Formação de Actores e Encenadores pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa e com Certificado de Competências Pedagógicas pelo CCP (CAP). Ao longo do seu percurso artístico teve também contacto com a dança. Formou-se em doula com a organização Nurturing Birth, em Inglaterra. Desde então tem acompanhado várias famílias durante a gravidez, o parto e o pós-parto, nos mais variados contextos, escolhas, vontades e quadros clínicos. Foi no contraste entre as opções e possibilidades de parto disponíveis às mulheres inglesas e às portuguesas que se sentiu impulsionada a fundar, em 2014, a Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto, que atualmente preside e onde juntamente com uma equipa multidisciplinar de EESMOs, obstetras, gestores de comunicação, juristas, biólogas, investigadores, e sociólogos, trabalha todos os dias para que os direitos humanos na gravidez e no parto sejam uma realidade em Portugal.

----------------------------------------------------------------------------

FÁTIMA MARQUES

Tema: Nascimento - o olhar do passageiro

Formada em Educação de Infância, fez formação em Terapia Biodinâmica, Constelação Familiar, Psico-Energética e Gestalt. Trabalha como terapeuta e formadora há 16 anos, tendo colaborado com a Associação Moinho da Juventude da Cova da Moura, Escola Superior São Vicente de Paula, Universidade Católica e Instituto Macrobiótico de Portugal. Organizou e fez parte de formações em Dragon Dreaming e Way os Council. Interessa-se pelos processos de transição e sustentabilidade aplicados às relações humanas e acredita no potencial curativo de trazer à luz as dinâmicas ocultas dos relacionamentos. No seu trabalho, tem vindo a compreender cada vez mais a importância da gravidez e do parto para a saúde física e emocional das famílias e das comunidades. Fundadora dos projetos Saúde para todos e Co.mover.se. Sócia Fundadora da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto.

-------------------------------------------------------------------------------

CRISTINA COSTA

Tema: Saber Esperar

Médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada na Maternidade Magalhães Coutinho.No Hospital S. Bernardo em Setúbal colaborou no projecto "Trabalho de Parto e Parto na Água " desde o seu inicio, sobretudo na formação dos profissionais e elaboração de protocolos. Em simultaneo foi Coordenadora do Serviço de Obstetrícia do Hospital Particular de Lisboa onde se desenvolveram os primeiros partos na água em Portugal em ambiente hospitalar. Participou em vários eventos na formação de profissionais de saúde no âmbito do Parto na Água e Parto Natural.
 
 

-------------------------------------------------------------------------------

JOÃO MARINHO

Tema: Analgesia vs Movimento

Natural de Guimarães, onde cumpriu o seu percurso académico até ao Ensino Superior. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, onde desempenhou diversas funções nos Órgãos Académicos e Conselho Pedagógico da Universidade. Cumpriu o Internato de Ano Comum no Centro Hospitalar do Alto Ave, Hospital da Sra. Da Oliveira, Guimarães e ingressou no Internato de Formação Específica em Anestesiologia no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, onde se manteve enquanto Assistente Hospitalar de Anestesiologia até outubro de 2013. Atualmente, desempenha funções como Assistente Hospitalar de Anestesiologia no Hospital de Vila

Franca de Xira.

 
 

-------------------------------------------------------------------------------

LUÍSA REGO

Tema: Ingesta em TP

Licenciou-se em Medicina Faculdade de Medicina de Lisboa. Fez o ano comum do internto médico no Hospital de Vila Nova de Gaia e Espinho e a sua formação específica em Anestesiologia no Centro Hospitalar de Lisboa Central. Foi assistente de Anestesiologia no Centro Hospitalar de Lisboa Central - Hospital de D. Estefânia e Maternidade Alfredo da Costa. Actualmente é assistente de Anestesiologia no Hospital de Vila Franca de Xira.

 

-------------------------------------------------------------------------------

JOSÉ MALTA

Tema: Técnicas Naturais durante o trabalho de parto

Licenciado em Enfermagem pela Escola Superior Enfermagem Ana Guedes. Diplomado em Medicina Tradicional Chinesa, Massagem e Terapias Holísticas. Diretor da Escola de Terapias Naturais - Voz do Silêncio. Professor adjunto na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Coordenador do projeto Voz dos Sonhos. Coordenador no Instituto de Formação em Enfermagem. Investigador em MTC, Massagem e Terapias Holísticas.

----------------------------------------------------------------------------

EDUARDA CARVALHO

Tema: A importância da voz no trabalho de parto

Psicóloga clínica (doutorada em Psicologia clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa). Atualmente é bolseira em Ps-Doc (CESEM-FCSH-UNL) desenvolvendo investigação nas equipas de Diagnóstico Pré-Natal e de Neonatologia da Maternidade Dr. Alfredo da Costa (CHLC) sobre o impacto da voz materna no comportamento fetal e no comportamento nenonatal em díades pré-termo. Desempenha funções de professora convidada no Mestrado de Musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa e, igualmente, no Master de Arte-Terapias - Especialidade de Musicoterapia na Univerdité René Descartes (Sorbonne-Paris). Desempenha igualmente funções de Psicoterapeuta, Musicoterapeuta e Psicodramatista em regime de atividade clínica privada. 
 

----------------------------------------------------------------------------

ALBERTO LOPES

Tema: Hipnose para parturientes

Alberto Lopes é neuropsicólogo e hipnoterapeuta e mestre em neuropsicologia. Sendo um especialista em hipnose clínica, PNL ericksoniana e hipnoanálise. Atualmente é considerado um dos maiores impulsionadores da Hipnose Clínica e Hipnoanálise em Portugal e PALOPS. Foi o responsável pelo programa na televisão portuguesa «O SONO DA VERDADE» e co-responsável pelo projeto científico «75 HORAS DE HIPNOTISMO». Presidente da Associação Portuguesa de Hipnose Clínica e Hipnoanálise, e recentemente foi um dos responsáveis pelo primeiro estudo da Hipnose no Controlo da Dor com Potenciais Evocados, estudo que foi efetuado em 2012 no Hospital de Santo António, com a colaboração da Universidade do Porto (UP), e apresentados os resultados no Congresso realizado em 25 a 28 Outubro em Troia pela Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA). Em termos académicos é licenciado em Psicologia pela Universidade Lusíada, mestre em Neuropsicologia no ISMAI e pós-graduado em Medicina Legal. Possui inúmeros trabalhos e artigos escritos na área da hipnose de regressão sendo autor de vários livros sobre o tema (autor dos livros: «Hipnotismos Segredos e Aplicações», «O sentido da Vida», «Para além da luz»).
 

-------------------------------------------------------------------------------

SÓNIA FERREIRA

Tema: Escutar o corpo

Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa e Especializada em Saúde Materna e Obstetrícia pelo Instituto Politécnico de Santarém. Pós-Graduada em Emergências Obstétricas e Neonatais, em Dor do Recém-Nascido, em Anestesia em Obstetrícia e em Técnicas de Diálise. Auditora do Processo de Triagem de Manchester e Conselheira para o Aleitamento Materno. Já foi enfermeira de cuidados gerais no Serviço de Urgência Obstétrica e Ginecológica / Sala de Partos no Hospital de S. Francisco Xavier e enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica em Medicina Materno Fetal e em Sala de Partos do Hospital de Cascais. Atualmente desenvolve funções na Sala de Partos e em Consulta Externa de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Beatriz Ângelo, é professora colaborante do Curso de Preparação para o Nascimento a Enfermeiros Especialistas da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa e diretora do Centro de Assistência Parental VouNascer.com. Cientificamente, é autora do Conceito de Terapia Ambiental em Obstetrícia, co-autora do Manual de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica pela Lidel (em fase de publicação) e promotora e dinamizadora das Terapias Naturais aplicadas à prática de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Também membro da associação Pelos Direitos das Mulheres na Gravidez e no Parto.

 

 

-------------------------------------------------------------------------------

SOFIA APOLINÁRIO

Tema: O poder do nascimento

Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior Enfermagem de Santarém. Iniciou funções no C.S. do Cadaval onde foi coordenadora da área de Saúde Materna e Planeamento Familiar. Especializou-se em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia  pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Desenvolveu funções como especialista na Maternidade de Torres Vedras, ingressando na equipa do Bloco de Partos do HVFX em 2013, desenvolvendo e participando no projeto Maternidade com Qualidade.

-------------------------------------------------------------------------------

BRUNO RITO

Tema: Banco de Parto

Atualmente enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia no Bloco Partos do Hospital Garcia de Orta, enfermeiro na Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital Garcia de Orta e Coordenador do Clubcare - Centro de pré e pós-parto.

 

----------------------------------------------------------------------------

INÊS NUNES

Tema: Trabalhando em equipa

Inês Nunes licenciou-se em Medicina pela Universidade do Porto (FMUP) em 2007 e concluiu a sua formação específica em Ginecologia e Obstetrícia em 2015, no Centro Hospitalar de São João - EPE, no Porto. É assistente hospitalar de Ginecologia e Obstetrícia no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde desde Agosto de 2016. Docente convidada da FMUP desde 2011, onde é formadora do Centro de Simulação Biomédica (cursos de formação pós-graduada em Obstetrícia – Manobras Obstétricas Básicas e Emergências Obstétricas). Doutorada pela FMUP/ I3S:INEB – Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade do Porto, desde Outubro de 2016, tendo desenvolvido o seu projeto de investigação na área da monitorização fetal intraparto.

----------------------------------------------------------------------------

CÉLIA PEDROSO / LUCIANA PATRÍCIO

Tema: Indução de Trabalho de Parto

Célia Pedroso, licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, fez o internato geral no Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria e o Internato complementar em Ginecologia Obstetrícia na Maternidade Dr. Alfredo da Costa. Foi Assistente Hospitalar de Ginecologia-Obstetrícia na Maternidade Dr. Alfredo da Costa e atualmente é Assistente Hospitalar de Ginecologia-Obstetrícia no Hospital de Vila Franca de Xira.

 

Luciana Patrício será a preletora do trabalho.

Formada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 2004, Especialista em Obstetrícia desde 2015 e tem o Curso Avançado de Ecografia Ginecológica pelo ISUOG/RCOG desde 2012. Tem formação também em Ecografia e doppler em obstetrícia e ginecologia pela Sociedade Espanhola de Ginecologia e Obstetrícia desde 2010. Trabalha atualmente e desde 2015 no HVFX onde exerce medicina materno fetal, faz consultas de DPN, ecografia obstétrica e ginecológica e urgência de ginecológica e obstetrícia. Na CUF faz consulta de ginecologia e obstetrícia. Na policlínica faz consultas de ginecologia e obstetrícia e ecografia ginecológica e obstétrica desde 2010.

 

----------------------------------------------------------------------------

SUSANA SANTO

Tema: Ocitocina - Uso e abuso na sala de partos

Assistente hospitalar de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Santa Maria.

----------------------------------------------------------------------------

JOÃO CATALÃO

Workshop: A fórmula da motivação

Agitador de mentes inquietas, militante da vida, provocador e otimista! Speaker Internacional, Storyteller. Especialista em criatividade, resiliência organizacional, liderança, motivação e mobilização de equipas vocacionadas para o sucesso. Líder, docente, mentor coach (ICF), consultor internacional e empresário. Fundador e presidente do grupo BusinessUp, SGPS (YouUp- The coaching company, ActiveUp, SalesUp, FoneUp, 4Stores e INV). Master em coaching. Coach Executivo. Curso de negociações complexas da Harvard Law School/ M.I.T./Tufts University. MBA, Pós-graduado em direito comercial e finanças empresariais. Formação Superior em Engenharia Agrária, Psicologia, Gestão de Marketing e Filosofia. Possuidor de relevante carreira internacional desenvolvida em Empresas altamente competitivas. Co-criador e Co-dinamizador da Rubrica da Sic Mulher/ Mais Mulher, TV Bastidores das Compras. Diretor da Revista DO it!

------------------------------------------------------------------------------

SUSANA SANTOS

Tema: Resolução de Circular Cervical (Debate)

Mestranda em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, especialista desde 2008. Já desempenhou funções, como enfermeira de Cuidados Gerais no Internamento de Puérperas e no Bloco de partos do Hospital Garcia de Orta. Foi enfermeirra especialista no Bloco de partos do Centro Hospitalar de Setúbal e atualmente desempenha funções na Consulta Externa de Obstetrícia e Ginecologia desta mesma instituição. Foi co-autora do estudo de Investigação «Imersão e parto na água - primeiro estudo português», apresentando em Praga na 30º Conferência do ICM. Foi interlocutora da Qualidade no Bloco de Partos do Centro Hospitalar de Setúbal. Autora do capítulo «Pontos-chave na assistência da Parteira» do livro de Bolso do EESMO publicado pela Ordem dos Enfermeiros e ainda assitente convidada do Departamento de saúde Materna da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. No presente, é prelectora em várias reuniões nacionais e internacionais sobre a prática clínia do EESMO na condução da circular cervical no parto, publicando recentemente um artigo sobre o tema na revista da Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras.
 
 

------------------------------------------------------------------------------

TÂNIA CARVALHO

Tema: Laqueação do cordão, quando? (Debate)

Médica de formação específica e autónoma em Pediatria desde Janeiro de 2015, no Hospital de VIla Franca de Xira, nos serviços de Urgência de Pediatria, Serviços de Internamento de Pediatria e Neonatologia e Consultas Externas. Actividade médica, não autónoma, no Centro Hospitalar do Oeste na Unidade de Torres Vedras, tutorada, nos serviços de Medicina Interna, Cirurgia Geral, Pediatria, Pneumologia, Otorrinolaringologial, com atividades em Serviço de Urgência e de Internamento. Aprovada no Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (SAVP Profissional), certificado pela American Heart Association. Autora de oito apresentações sob forma de poster e comunicações orais em reuniões cientifícas nacionais, e co-autora em sete. Co-autora de duas publicações científicas em revista.

------------------------------------------------------------------------------

SOFIA RODRIGUES

Tema: Laqueação do cordão, quando? (Debate)

Licenciou-se em Enfermagem, na Escola Superior de Saúde Jean Piaget Viseu, concluiu o Mestrado em Toxicodependência e Patologias Psicossociais no Instituto Superior Miguel Torga, fez a Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Pós-graduou-se em Gestão e Administração em Saúde na Universidade do Algarve e atualmente é doutoranda em Ciências de Enfermagem no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar/Universidade do Porto. Já desempenhou funções como enfermeira cuidados gerais no serviço de Hematologia do Centro Hospitalar de Lisboa (zona central) e no serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar de Coimbra EPE. Foi Enfermeira Especialista de Saúde Materna e Obstétrica no Bloco de Partos do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio EPE e atualmente exerce funções no Bloco de Partos do Centro Hospitalar de Setúbal EPE.

Salientar também que é Perita Secundária especialista em Saúde Materna e Obstetrícia do projeto PASSII, no âmbito da formação de técnicos de nível intermédio prestadores de cuidados de Saúde Materno-Infantil na República de Angola, autora do capítulo “Filosofia de cuidados em Saúde Materna e Obstetrícia” do Livro de Bolso para EESMO, publicado pela Ordem dos Enfermeiros, co-autora do estudo “Imersão e parto na água: primeiro estudo português”, apresentado no programa oficial da 30ª conferência da International Confederation of Midwives, em Praga e gestora de projeto institucional no Centro Hospitalar de Setúbal EPE: “Projeto Maternidade com qualidade” da Ordem dos Enfermeiros.

------------------------------------------------------------------------------

ANA CÂNDIDO

Tema: 3º Estadio do Trabalho de Parto - Conduta Ativa/ Conduta Passiva (Debate)

Enfermeira Especialista de Saúde Materna e Obstétrica no Hospital de Vila Franca de Xira
 

------------------------------------------------------------------------------

GORETI TEIXEIRA

Tema: 3º Estadio do Trabalho de Parto - Conduta Ativa/ Conduta Passiva (Debate)

Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica. Exerce funções no serviço de Obstetrícia do Hospital de Braga desde 1991, e como especialista desde 2006.

 

------------------------------------------------------------------------------

DELPHINE BURNIER

Tema: Janelas para o mundo - A realidade na obstetrícia...em Inglaterra

Tem 39 anos e é mãe de uma menina de 6 anos e de outra de 2 meses. Acabou a sua licenciatura de parteira em 2001, na Suíça, depois de 4 anos de estudos. Depois da licenciatura, trabalhou 4 anos na Suíça, principalmente no bloco de partos, mas também como animadora de curso de Preparação para o parto. Foi para Inglaterra onde ficou quase 3 anos. Acabou uma outra licenciatura em Teologia Protestante, enquanto trabalhava no Royal Berkshire Hospital como parteira no Bloco de partos.  Em Junho 2009, mudou-se para Angola onde viveu durante 2 anos. Trabalhou uns meses num centro de saúde antes de voltar para Europa em fevereiro 2012. Em agosto 2012 começou a trabalhar no Hospital de Vila Franca de Xira. Desempenhou funções principalmente no Bloco de partos, mas também na Consulta Externa e ocasionalmente no Serviço de Obstetrícia. Em janeiro 2015, a vida levou-a outra vez para Inglaterra e atualmente trabalha para o Royal Berkshire Hospital como “Community Midwife”. De uma forma integrada, para além do hospital, desempenha funções também em alguns Centros de Saúde onde faz o seguimento de gravidez. Realiza consultas pós-natais no domicílio e acompanha os partos no domicílio se forem na sua área de trabalho. Até hoje acompanhou 11 partos ao domicílio, nos quais 6 foram na água.

 

------------------------------------------------------------------------------

GRAÇA ANES

Tema: Janelas para o mundo - A realidade na obstetrícia...na Árabia

Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia desde 2007. Atualmente a desempenhar funções no Hospital de Vila Franca de Xira.
 

.

------------------------------------------------------------------------------

MARIANA TORRES

Tema: Janelas para o mundo - A realidade na obstetrícia...no Brasil

Terminou em 2010 o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Encontra-se atualmente no 5º ano do internato de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Garcia de Orta e neste ano do internato teve oportunidade de realizar um estágio no Brasil, no Hospital Sofia Feldman. É sócia da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto.